sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Faculdades de primeira linha

Encontei o texto abaixo no site do Publicijobs e gostei muito. Acredito que seja a realidade de muita gente nesse país.

"Faculdades de primeira linha"
Quinta-feira, Agosto 02, 2007
Ola Marco,

Bom dia!

Leio diariamente o Publicijobs e como sei que muitos profissionais da área de comunicação tb lêem eu gostaria de levantar uma questão que me acompanha há alguns anos mas na verdade nem sei se é possível fazer isso nesse espaço.

É comum em várias vagas a exigência: "faculdades de primeira linha" e isso me intriga, ou melhor, me incomoda.

Gostaria de explicações de profissionais sobre essa exigência que muitas vezes desistimula o futuro concorrente.

Meu incomodo começou na época em que procurava estágio:

Sou formada em curso de gradução em 2 anos, em uma faculdade pouco conhecida mas reconhecida e aprovada com conceito "A" pelo MEC, e na época de ir atrás de oportunidades, sempre, sem exageros, cheguei a última fase das entrevistas, sempre muito elogiada porém sempre com alguém que estudava na ESPM. Inclusive ouvi algumas vezes que não optar por mim, embora muito boa, era por causa da faculdade.

Nunca ninguem perguntou o pq de eu fazer uma faculdade que não era top e pq optar pelo curso de curta duração. Tinha a resposta na ponta da língua: só consegui fazer faculdade com 26 anos de idade por questões financeiras e não tinha mais muito tempo a perder.E paguei o preço que podia e isso fez com que me dedicasse mais aos meus estudos.

Conheço muita gente que faz faculdade TOP e quem paga são os pais. Pessoas que não estão muito preocupadas com o que estão fazendo e ja ouvi muito a frase: to sossegado, a minha faculdade me abre portas!

Qual é esse critério que analisa a faculdade e não o profissional?

Modéstia a parte sou muito boa no que faço, mas esses anúncios me intimidam, afinal no meu currículo ta lá o nome da faculdade que estudei e que aprendi muita coisa mas que não me dão chance de mostrar.

Levantei essa questão pois hoje tenho amigos, e até mesmo meu irmão, passando pela mesma dificuldade que passei, e ainda passo.

O que leva a faculdade ser analisada e não o profissional?

Espero que me deixe publicar minha dúvida!
Obrigado pela atenção

Fazer menos do que se pode é viver menos do que se quer
Beijocas



----

Querida Rê:

Tento entender este problema por duas perspectivas que se contra-põe.

Uma delas é a perspectiva da qualidade do conhecimento oferecido. Desde antes iluminada escola de filosofia grega que é dado um valor inestimável `as escolas do conhecimento, e assim contianua até hoje. Porque achas que Alexandre o grande foi ensinado pelo próprio Aristóteles?
Por certo os reis da Macedônia sabiam valorizar o conhecimento da fonte, o poder do intelecto diferenciado.

Sendo assim, é preciso ter a clareza que as instituições de ensino modernas tendem a competir entre sí, e há meios de medir o valor potencial oferecido por eles, seja pelos profissionais que têm em seu quadro, seja pelo seu Marketing, seja pelo seu capital administrativo ou por muitos outros fatores.

Imaginemos que `as escolas pode ser dada uma noção de valor, e muita gente, na minha opinião por falta de vivência muitas vezes, se guia apenas por isso.

Porém estamos falando de uma profissão onde o talento fala por sí, e o poder do talento individual conta demais. Assim sendo, sabemos nós que o talento derradeiro pode pintar em qualquer lugar, em qualquer país, de qualquer sexo, raça ou cor. portanto limítrofe é, na minha opinião, o recrutador que não olha para isso.

No mais, tenha em mente que tem muita gente medíocre e sem noção em todas as universidades top do planeta; tenha em mente que seu talento pode escrever sua história na pedra.

Eu fiz uma humilde Unip mas já mudei a vida de muita gente, e sinto que só estou no começo!
-

Minha dica é simples: Persista, você está quase lá!

Marco
Equipe Publicijobs

Vale a pena dar uma conferida no site http://www.publicijobs.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola Marco,
Tambem fiz Unip, Gestão em RH e adivinhe, estou desempregada e todos os anuncios de emprego dizem ser necessarios Psicologia e Administração. Atualmente estou terminando MBA em Gestão de Pessoas para ver se dá um "UP", porem não consigo visualizar melhorias.
É muito dificil quando vc não tem tempo e dinheiro para fazer o que consideram TOP DE LINHA, temos que optar pelo que podemos pagar.
Mas penso que devemos persistir, pois alguma empresa haverá de perceber o quanto valor temos e que não é a Faculdade ou Universidade que faz o aluno e sim o inverso.
Boa sorte a todos!